Notícias

Post Top Ad

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Conheçam a História da Musicista Tânia que ministra aulas de Flauta, Violino e Violão há mais de 15 anos em Santa Luzia


Aos 5 (cinco) anos de idade, a musicista Tânia já despertava para mundo musical, adaptando um violão feito de lata. Pouco se imaginava, na época, a trajetória de destaque no meio artístico que estaria por vir. Sobre a influência do pai, Senhor Waldemar da Silva, que tocava acordeão e violão, e sua mãe, Senhora Ilma Maria da Silva, dona de um timbre de voz singular, residentes no bairro Barreiro de Cima (Belo Horizonte).


Aos 12 (doze) anos, Tânia entrava para o grupo de jovens da Igreja para tocar violão e na década de 80 (oitenta), formou um grupo de música popular brasileira, o “Grupo Semente”, participando de festivais, com composições próprias, que remetiam a natureza e a expressão peculiar dos integrantes do grupo. Seu reconhecimento veio logo no Festival de Música Popular Brasileira no Marabá – Pará – (FECAM-1990), tornando-se a primeira mulher a vencer a competição daquele festival. Sua especialização começou na ordem dos músicos do Brasil de Belo Horizonte, aperfeiçoou-se no curso técnico de violino e Flauta na Faculdade Isabela Hendrix.


No ano de 1994, começou a multiplicar seu conhecimento lecionando para alunos de várias faixas etárias.  Atualmente toca viola clássica na renomada Orquestra da UEMG.  Sua contribuição em Santa Luzia começou em 2003 no Instituto São Gerônimo.


Na Prefeitura Municipal de Santa Luzia, desde 2005, formando cidadãos que dão prosseguimento a formação musical iniciada em suas aulas, como até mesmo professores de música.  No Solar da Baronesa, suas aulas de Violão, Violino e Flauta Doce, são ministradas para o público em geral a partir dos 5 (cinco) anos de idade. No Bairro Conjunto Cristina, seu público específico compreende a Terceira Idade.


Quando Você Percebeu que a música seria indispensável para sua vida?

Pelo lado da concepção da música, foi desde que  eu nasci, foi um dom , cresceu comigo, e foi desde que eu nasci, e dou continuidade por  toda minha  vida. Certa vez estava no Pará e me questionei,  porque a  música? Por que música é vida, vida é Deus, não da pra separar, a música da minha vida .


Porque trabalhar com música em Santa Luzia?

O que me levou foi um convite através do márcio para dar aula para filha dele , na Escola Master na Cristiano Machado, onde a filha dele estudava, já havia a Luiza que estudava violino comigo, ao relatar sobre a música a aluna se destacou e falou na Escola que fazia aula comigo, seu pai se  interessou e quis me conhecer, então o convite foi através dele.  Pra dar aula em Santa Luzia, comecei a ministrar aulas  no  Instituto são Gerônimo com uma taxa mínima, irrisória ,  inicialmente com  8 alunos . Posteriormente , a secretária de Cultura  da época, Gorete, me chamou pra trabalhar na rede municipal (iniciou as aulas gratuitas  que ocorrem  até hoje)



Quais são suas influências musicais?

Minha inspiração veio da Música Popular Brasileira (MPB) e foi  através do piano do vizinho, que tocava música erudita,  que me impulsionou a apreciar e tocar os clássicos da música erudita.  , mesclando com os cânones da MPB, Chico Buarque ,Dijavan, Simone e Tom Jobim.  Na  música erudita, Benthovem,  Vivaldi, Mozart, e o pai da música,  Bach, que eu amo, ouço o máximo que posso, que é  completo, por ser  o pai da música erudita.


Como foi participar e vencer um Festival da Canção?

Já participava  de vários festivais em BH.  Em Marabá no Estado do  Pará  foi  diferente, porque aqui, eu  tinha o grupo Semente, em Marabá fui sozinha, foi carreira solo, e a dificuldade foi por não ter um instrumento elétrico, e  meu instrumento musical sendo   acústico, eu precisada de um violão  elétrico, sendo a única mulher, e ter que pedir a banda um violão emprestado, e uma mulher participando, algo inusitado na época, foi complicado, a primeira mulher que ganha com a canção  chamada “congo”, da Márcia Damasceno, com minha participação no arranjo,  e ganhei como melhor  canção e  melhor arranjo, Através da Premiação eu consegui realizar um sonho, comprar um violão elétrico de Nylon.



O que você tem a dizer para quem busca fazer da música uma profissão.

Primeiramente é a simplicidade, ser humilde , pra vencer todas as etapas que a profissão exige. O fato de ter o Dom não é tudo, pois quem  tem um Dom sobressai mais do que aquele que não tem. E na realidade o segredo é estudar, porque quando você estuda a múisica, você passa a querer ser um profissional da área. 
Quando eu falo estudo, seria o  estudo técnico,  acadêmico, as vezes a pessoa toca de ouvido , e você tem que conciliar o lado  autodidata, com a questão do acadêmico , não simplesmente ficar só no autodidata. Estudar música é   pra vida toda, o estudo é infinito, você nunca consegue a plenitude, é um processo formidavelmente  interminável.



Atualmente os seus alunos dão o retorno  que você espera?

Os alunos hoje que já são professores, que  começaram com 6  a 7 anos atrás. Estão além, do que eu esperava, professores que a gente estabelece ideias de igual pra igual.  Quando você  começa dar aulas, a gente não  pensa em formar professores, mas cidadãos , conscientes, que gostam, que tem um zelo pra música. Foi uma  surpresa  ver o alunos fazerem  vestibular , tocar na orquestra  do Palácio das Artes , Lecionei para a  Leila , o André, a  Leila Cristina, na UEMG, o André, violista , formado na UFMG, tem  o Vitor formado na UFMG,  e que tem uma escola de música,  o Saulo formado  na UFOP percussionista, e viários outros alunos que são adolescentes, que já destacam em Santa Luzia. A Estela minha aluna,  canta super  bem, é um destaque, e perceber que ela toca e canta em Santa Luzia, e com qualidade musical. É diferenciado quando os alunos chegam pra mim , querendo algo,  em contrapartida, a gente, tenta passar uma  música de qualidade, como a MPB, a música  erudita, e poder  ensinar musicas que são eternas, do século  XVII, XVIII, além de referências como  Tom Jobim e  Elis,  que já morreram.  Entretanto, muitos alunos chegam querendo aprender as músicas da mídia, e que na realidade, são músicas efêmeras, que vão rapidamente da mesma forma que chegaram, e os mesmo alunos  com o passar do tempo , nas aulas, acabam aprendendo a gostar dos clássicos, da música Erudita, e Popular, isso é muito gratificante. 



DEPOIMENTO DOS ALUNOS DA PROFESSORA MUSICISTA, TÂNIA. 

Meu nome é Lídia, sou a mãe do Gabriel Barbosa. Queria deixar meu depoimento, dizendo que ele era um menino muito agitado, sem concentração nenhuma, a partir do  momento que eu coloquei ele na aula  de música com a professora Tânia,  a vida dele mudou , hoje ele tem ótimas notas na escola, super concentrado, super calmo, a música pode mudar vidas. Obrigado Tânia, por tudo que você fez.


Meu nome é Gabriel Barbosa, eu faço aula na sede da professora Tania. O centro de convivência,  nesse lugar eu faço aula de flauta e violão , nesse lugar mudou minha vida , porque eu sempre fui ruim nos estudos,  até que um dia, minha mãe me obrigou a ir pra lá , porque realmente eu não queria ir. Depois disso, eu até que melhorei,  procurei me esforçar mais, comecei a treinar flauta ,violão, e  também, podemos fazer aula de violino ,além disso, é tudo gratuito.


Meu nome é Estela Borges, e desde bem  pequena eu sempre fui apaixonada por música.
Eu tinha um violão de brinquedo que eu tocava  noite e dia sem parar, foi quando eu pedi para os  meus pais para me  colocar numa aula de violão, procuramos vários professores e nenhum queria me dar aula, devido eu ser muito pequena, então foi quando eu conheci a Tânia, ela foi a minha salvação, foi a única que aceitou me ensinar, mas  me disse que antes de aprender a tocar violão tinha que fazer aula de flauta doce, mesmo não gostando muito  da ideia, fiz aula de flauta durante um ano e meio, depois o tão esperado violão , fiz aula durante 3 anos, e depois ainda fiz aula de violino.  Desde quando entrei no Grupo “Minueto”, 6 anos, e hoje nos meus quase 14 anos , sempre tive certeza que a música é o que completa minha vida , e que sem ela eu não seria quem eu sou , sem a música eu não seria musicista. Graças ao grupo minueto, hoje eu também faço apresentações em toda  cidade, onde eu canto e toco violão.


Meu nome é Vitória montanhana , tenho 8 anos, conheci a professora Tânia, e soube que ela tocava violino, pesquisei pelo violino e me apaixonei pelo som, disse para os  meus pais, que gostaria de aprender a tocar , eles compraram violino e me levaram no solar da baronesa, fiz aulas com a professora Tânia. Em dezembro participei com o Grupo  “Minueto em Harmonia”, de uma linda apresentação no teatro de Santa Luzia, foi o dia mais feliz, porque a música faz parte da minha vida.

Meu  nome é Ester Marcele, tenho 13 anos e faço aula de violino com a professora Tânia ,meu nome é Sara  isabele, tenho 8 anos, faço aula de flauta com a professora Tânia, a música pra nós é muito importante, pois ajuda em nosso desenvolvimento individual, e este projeto nos beneficia muito. Pois, através dele estamos realizando nosso sonho em tocar um instrumento musical.

Meu Nome é Lúcia , A música conecta as pessoas independe da idade, resolvi provar pra mim mesmo que eu era capaz de tocar um instrumento, no auge dos meus 70 anos, por isso, achei uma pessoa que faz parte da minha vida, Tânia rosário, que teve paciência e entendeu as minhas limitações, hoje sinto orgulho de fazer parte  do grupo “Minueto”, nos somos uma família, gostei tanto que coloquei a minha neta Manuela para fazer parte do grupo.  Somos todos amigos, independente da idade.



Meu nome é Jussara, Eu faço aula no solar da baronesa há mais ou menos 9 anos, tenho 51 anos e essa aulas foram fundamentais para  que  eu possa ter um boa qualidade de vida. Interagir com pessoas de gosto musical eclético, fez mudar minha visão que eu tinha sobre várias coisas, já que a música nos une social e psicologicamente. Música pra mim antes era terapia, hoje é paixão, da qual eu não saberia viver sem, porque todos os dias, eu pego meu violino e toco.  É muito gratificante, eu amo a música. 



Boa tarde meu nome é Rosilene  Viana perdigão tenho 48 anos, iniciei as aulas de flauta no solar da baronesa, em 2012, iniciei como forma de terapia, já que era um instrumento que eu sempre quis tocar de forma profissional, só que eu encontrei muito mais do que uma terapia, nascia uma qualidade de vida impressionante ,a musica cura alma, o corpo e transforma o mundo ao seu redor, só que isso somente  foi possível, com a dedicação o profissionalismo e muita paciência da Tânia, que conduz, maravilhosamente as aulas com extremo profissionalismo  e ao mesmo tempo com a leveza que a música pedi. Sem o apoio dela, não teria jamais feito minha primeira apresentação em 2012, e espero fazendo muito mais apresentações que são maravilhosas, e a música ela engrandece a alma.

Meu nome é Ana Luiza, tenho 8 anos , faço aula com a maestria Tânia, e acho a música dela muito boa, porque a música toca nossos corações. 

Meu nome é Daniel, tenho 7 anos, sou aluno da maestria Tânia, e aula da professora Tânia, é muito boa pra mim, que ajuda a desenvolver minha imaginação, e descobrir um mundo novo.



Serviço:

Contato Professora Tânia (Vagas Limitadas)
Solar da Baronesa Telefone: (31) 97577-8518
Secretaria Municipal de Cultura(31) 3649-7924 / 3641-4791

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad